domingo, 30 de março de 2014

A magia de Barcelona

La Pedrera
Fomos para Barcelona de trem. Foi uma viagem agradável, confortável e divertida.
Saímos de Madri de noite e chegamos pela manhã na encantadora Barcelona. Salvo engano, foram 06 horas de viagem.
Foi a primeira vez que andei de trem na Europa e recomendo muito.
Também foi a primeira vez que um dos hotéis que reservamos pela internet nos enganou... Faz parte do mundo virtual, infelizmente. Mas nem o transtorno decorrente desse incidente tirou o brilho da cidade.
Começamos e terminamos o dia nas Las Ramblas, que é rua mais famosa da Espanha. O calçadão central é cheio de lojas, cafés,  vendedores de ruas, árvores, bancas de jornal, pássaros, flores, artistas de rua e muita animação, durante 24 horas por dia. Ótimo lugar para comer as famosas "tapas".
Ainda na cidade velha, visitamos o Museu Picasso (www.museupicasso@bcn.cat ), que é considerado um dos museus mais interessantes da Europa. Está na obra "1000 lugares para conhecer antes de morrer" e merece estar ali. É possível ver os desenhos de infância, cadernos e assim verificar a evolução da carreira do artista.
Dutos de ar e chaminés no terraço da La Pedrera
Sem contar que o museu fica num prédio lindo - "dois palácios contíguos, um do século XIII e outro do século XIX" (informação da obra 1000 lugares para conhecer antes de morrer, pg. 67). Segundo o Guia Visual, da PubliFolha, o museu ocupa cinco palácios medievais (pg. 153). Divergências a parte, vale muito a pena! Nós amamos!
Andamos pela Ilha da Discórdia, que concentra o maior número de edifícios modernistas de Barcelona. Andar por ali é um passeio muito interessante! Eu amo arquitetura e acho que isso me fez ficar mais apaixonada ainda pela cidade. A cidade é uma obra de arte e não tem como não se maravilhar com tantas obras a céu aberto.
As obras de Gaudí foram visitadas, claro! A Casa Milá, também conhecida como La Pedrera (www.fundaciocaixacatalunya.org),  é considerada a maior contribuição de Gaudí à arquitetura civil de Barcelona. É um prédio de oito andares, cheio de apartamentos. Nenhuma parede é reta. No último andar fica o Museu Gaudí e no terraço estão os famosos dutos de ar e chaminés esculpidos pelo artista. Uma "loucura".
Sagrada Família
Outra atração imperdível é a Sagrada Família. Lá vivi momentos inesquecíveis. É uma igreja diferente de todas que já visitei. É a maior obra de Gaudí. Linda, linda, linda, linda... Gigantesca, ainda não foi terminada, também está na lista dos lugares que merecem ser conhecidos entes de morrermos.
Também fomos ao Parc Guell, que é outra criação de Gaudí. O parque é considerado Patrimônio da Humanidade, pela Unesco, e certamente você não pode deixar de conhecer. Muitas cores, mosaicos e jardins fazem do parque um lugar incrível.
Andamos pela orla e presenciamos um show ao entardecer, num lindo por do sol. Recomendo andar com calma por ali...
Foram só dois dias, mas os dias mais importantes da minha vida!
Espero voltar para conhecer as inúmeras outras maravilhas da cidade...




Detalhe da Sagrada Família

Detalhe da Sagrada Família

Por do Sol 


Sagrada Família

Parc Guell

Parc Guell

Parc Guell




Nenhum comentário:

Postar um comentário