terça-feira, 1 de maio de 2012

Vênus de Milo, Mona Lisa, Código de Hamurabi e muito mais

Antes mesmo de entrar no Louvre eu já sabia o que eu queria ver: Mona Lisa, Vênus de Milo, Vitória Alada e muitas outras obras estavam na minha lista...
Começarei minha narrativa pelo quadro que provavelmente é o mais famoso da história da arte, estou falando de La Gioconda, a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Há quem afirme ser o quadro mais famoso e valioso de todo o mundo!
Ouvi comentários do sentido do quadro ser pequeno, de não ser possível chegar muito próximo (o quadro fica protegido por um vidro e ainda havia uma corda que nos mantinha a certa distância da obra), etc... Eu não tenho reclações a fazer (rsrs). Para mim foi uma grande oportunidade estar diante de Mona Lisa. Passei alguns minutos ali olhando, pensando, refletindo... Quantas histórias sobre o quadro, quantas interpretações e controvésias sobre a obra de arte que se tornou uma das mais comentadas e analisadas de todos os tempos. O sorriso enigmático de Mona Lisa pode ser visto no primeiro andar, ala Denon, Sala Rosa.
Também fiz quetão de ver a escultura da deusa da beleza e do amor, Vênus (ou Afrodite, para os romanos), que foi "descoberta" em 1820 em Milo (ilhas Cíclades gregas). Não se sabe a data precisa em que foi esculpida e nem quem é o escultor, mas tendo em vista que o estilo da obra é típico do período Helênico, pode ter sido feita  no século 2 a.C. Está localizada no térreo, no Pavillon des Arts.
Não poderia deixar de ver o Código de Hamurabi -"olho por olho, dente por dente" - também no térreo, ala Richelieu, Antiguidades Orientais.
A Grande Esfinge também fez parte do meu roteiro. Ela é pequena se comparada à Esfinge das pirâmides do Egito, mas possui 4,80 metros de comprimento e 1,80 metros  de altura. Supõe-se que tenha sido feita em 2620 a. C., sendo uma das mais antigas do mundo. Está na ala Sully.
Uma obra em especial chamou muito minha atenção,  a Vitória Alada da Samotrácia. Foi encontrada em 1863 pelo arqueólogo francês Charles Champoiseau na Ilha de Samotrácia, no Mar Egeu, junto com outras peças de mármore. É uma linda escultura do século 3 a.C., feita em homenagem a deusa grega da vitória, Nyke. A Grécia reivindica até hoje a escultura, alegando que a França não poderia retirar a peça do seu sítio arqueológico. Foi incrível ver essa peça. Muitas pessoas "disputavam" um lugar perto dela e eu confesso que fiquei emocionada ao ver uma escultura tão antiga e tão bela!  A peça está primeiro andar, ala Denon, Antiguidades Gregas.
Vi muitas outras obras de arte, e os corredores do Louvre são incrivelmente decorrados com telas e esculturas de artistas de muitos lugares e épocas diferentes, mas este "post" já está muito grande, então, termino indicando apenas mais algumas das que fiz questão ver:
a) Os escravos, de Michelangelo: a obra faz parte de um conjunto de 32 esculturas, feitas a partir do ano de 1513 para o túmulo do Papa Júlio II. Michelangelo é sempre imperdível. Inacreditável pensar que ele quis destruir a obra não achá-la perfeita. Acreditem em mim, é perfeita! Está no térreo, ala Denon, Galeria Michelangelo.
b) Morte da Virgem, de Caravaggio. Foi um dos primeiros pintores "malditos" da história. Usou como "modelo" para o quadro uma prostituta afogada no rio Tibre, em Roma. Como o quadro tinha sido feito por um pedido da Igreja Santa Maria della Scala (Roma) foi recusado por ela. Caravaggio foi o pioneiro do pós-Renascimento. Também está no primeiro andar, Grand Galerie.

c) Liberdade Guiando o Povo: o quadro de Eugéne de Delacroix, de 1830, é uma homenagem aos parisienses que pegaram em armas para derrubar a autocriacia do rei Carlos X e estabelecer a monarquia parlamentar do Rei Luis Felipe. Pode ser visto no primeiro andar, ala Denon, França séc. 19.
Eu amei conhecer o Louvre e poder ver de perto obras tão fantásticas. Espero que se apaixonem pelo museu, pela história, pela arte!!!

Essa foto foi tirada num dos corredores do museu. 








2 comentários:

  1. Otima narrativa de obras tao fascinantes... Sempre quiz ver o codigo de Hamurabi tb... Parabens pela iniciativa do blog. Muito interessante!
    Orlanda Almeida

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Orlanda! Fico feliz que tenha gostado. Abraços!

    ResponderExcluir