Era para ser um "post" sobre Paris, ou dois, e um especial para o Louvre. Mas como reduzir a "Cidade Luz" a uma única postagem? Poderia escrever muito mais do que já escrevi e não acabaria nem com dez postagens...
Para ser um pouco mais breve, pois tenho muitas cidades ainda para compartilhar neste blog, citarei alguns outros lugares que conheci que não podem ficar de fora dos meus comentários sobre Paris. Também tem breves comentários, no último parágrafo, sobre a cidade de Fontainebleau. Então vamos lá:
1- Pont Neuf: é a mais antiga ponte de Paris, foi a primeira ponte de pedestres e a primeira desprovida de casa. Há uma estação do metrô com o nome Pont Neuf, não tem erro, é só descer e apreciar o rio Sena.
2- Andar pelo rio Sena: a pé, de bicicleta, patins, passeios de barco, etc... não dá para ir a Paris sem caminhar às margens do Sena. Alás, pelas margens do rio você pode fazer compras, visitar museus ou simplesmente passear de maneira despretenciosa e relaxante! O Louvre, a Torre Eiffel, o Museu d' Orsay (antiga estação do trem), o Parlamente Francês e muitos outros prédios históricos cercam o rio. Estive lá na primavera, mas é no verão que o rio é mais "aproveitado" pelos franceses, que tomam sol nas quentes margens de pedra.
3- Hôtel des Invalides / Túmulo de Napoleão: originariamente foi projeto para ser residência e hospital para soldados franceses idosos, chegou a abrigar 4 mil pessoas. Durante a Revolução Francesa foi invadido por uma multidão, que conseguiu armas suficientes para tomar a Bastilha. Onde? Place des Invalides, 7° arrondissement.
4- Museu Picasso: possui a mior coleção do mundo de obras do artista. Localizado no Hôtel Salé, uma construção do séc. XVII, tem também em seu acervo obras de Cézzane e Matisse. Endereço: Rue de Thorigny, 3° arrondissement - www.paris.org/musees/picasso
5- Île-St. Louis: uma pequena e linda ilha no meio do Sena. Uma área residencial com construções do séc. XVI. Lá eu fui a uma das sorveterias mais famosas da cidade, a Berthillon. Fica em frente a igreja de Notre-Dame.
6- Os Jardins de Luxemburgo: Lá está o Palácio do Luxemburgo. O jardim é enorme, muitas flores, estátuas e "tanques" de água, também tem um pomar de macieiras e pereiras, além do teatro de mariontes. Lindo! Está localizado no 6º arrondissement.
Também visitei em Paris: Institut du Monde Arabe (primeira foto a esquerda), Jardim das Plantas (primeira foto a direita), Bastilha (segunda foto a esquerda), Palácio da Justiça, Faculdade de Direito, Museu Cluny.... Ah, e andando pude "esbarrar" no monumento de Joanna d' Arc (segunda foto a direita).
Também visitei em Paris: Institut du Monde Arabe (primeira foto a esquerda), Jardim das Plantas (primeira foto a direita), Bastilha (segunda foto a esquerda), Palácio da Justiça, Faculdade de Direito, Museu Cluny.... Ah, e andando pude "esbarrar" no monumento de Joanna d' Arc (segunda foto a direita).
Fora de Paris visitei também a cidade de Fontainebleau. Lá existe um palácio, que é é um dos maiores Châteaux Reais franceses, e é possível ver, desde a estrada, a Floresta de Fontainebleau, que é um antigo parque de caça Real. Se ouvir falar "estilo Fontainebleau", quando o assunto for decoração, saiba que é uma referência a decoração de interiores do século XVI (Maneirismo italiano) inspirada no Castelo da cidade. Lá também está uma das melhores "escolas" de negócio do mundo (MBAs) e o campus da universidade é maravilhoso! Fica bem próxima de Moret sur Loing.
Nenhum comentário:
Postar um comentário