quarta-feira, 9 de maio de 2012

Castro, o bairro da diversidade

O Castro é conhecido como o bairro gay de San Francisco (SF). É um bairro super organizado, muito limpo e cheio de bandeiras do arco-íris, o que o torna alegre e divertido!
É incrível ver um lugar onde todos realmente se respeitam! Quem não conhece pode pensar que lá só moram gays, mas não é, lá é o bairro da diversidade e a orientação sexual não é nem de longe motivo para preconceito.
Uma coisa que sempre falo quando me lembro de SF foi de ter visto numa vitrine de uma loja de decoração chiquérrima, que não fica no Casto, um lindo porta-retrato com a foto de uma casal gay. Minha irmã, que estava comigo, logo perguntou: quando veremos uma vitrine de loja assim no Brasil? E eu estava pensando exatamente nisso...
Estávamos em 2006 e eu não conseguia imaginar, nem de longe, a possibilidade do nosso país reconhecer a união estável homoafetiva ou o casamento igualitário, mas essa possibilidade estava normalmente estampada na vitrine, sem nenhuma forma de preconceito, como realmente deve ser! Assim é a cidade de SF, assim é o Castro!
Aqui as coisas são bastante diferentes, claro que já avançamos muito, já conseguimos reconhecer a união estável homoafetiva e com isso muitos outros direitos, mas falta muito, muito mesmo, para termos um país, ou apenas um bairro,  com direitos iguais para todos. 
Essa postagem é para mostrar que precisamos evoluir muito quando o assunto é igualdade, mas também para mostrar que é possível viver num lugar onde todos são respeitados independentemente de sua orientação sexual.
Se estiverem ou forem à San Francisco, visitem o Castro, tenho certeza que não se arrependerão!
Em todo caso, indico o filme "Milk: a voz da igualdade", indicado a oito Oscars, vencedor de dois (melhor ator e melhor roteiro original), com uma atuação incrível de Sean Penn. Vocês poderão ver imagens lindas da cidade, do bairro, e também entender porque San Francisco é uma cidade praticamente livre da homofobia. Vale conferir!




4 comentários: