terça-feira, 1 de maio de 2012

Paris a pé (parte I)

Campanha contra a Constituição Européia
A melhor maneira de conhecer Paris, para mim, é andando pelas lindas e charmosas ruas da cidade.
Foi assim que passei por lugares maravilhosos. Hoje vou indicar alguns desses lugares, os respectivos endereços e como cheguei até eles.
Uma postagem diferente das anteriores, pois será apenas um "post" informativo, mas que considero muito útil, até mesmo para mim, caso eu volte lá!
Primeiro indicarei a estação do metro na qual eu desci e depois o caminho que percorri. Ao lado dos endereços indicarei também o metro mais próximo, caso não tenha condições de caminhar, seja pelo frio (se estiver visitando a cidade no inverno), pelo cansaço, ou qualquer outro motivo.
Tudo que está descrito aqui eu visitei no mesmo dia, seguindo esses pontos pelo mapa. Foram horas de caminhada todos os dias, mas vale muito, muito a pena

1- Linha 1 ou 11 do metro - desci no Hôtel de Ville: O que vi a partir desta estação:

Hotel de Ville
a)  Hôtel de Ville (foto ao lado, com a campanha para Paris ser sede das olimpíadas de 2012) - Prefeitura de Paris, construída em 1873, na Praça da Greve. Tem estilo neo-renascentista e 136 estátuas de personagens da história da França. É possível encontrar exposições grátis, tem patinação no gelo no inverno e alguns shows no verão. Endereço: 29, rue de Rivoli. Dali fui até...

b) Sainte Chapelle - igreja gótica. Considerada uma das mais belas do mundo. Endereço: 4, Boulevard du Palais, (metro Saint- Michel). Seguindo a pé cheguei na famosa Notre-Dame.

c) Notre-Dame e Cripta Arqueológica: 6, Place du Parvis de  Notre-Dame (metro Saint-Michel).
Quando saí da Catedral eu me perdi, mesmo com o mapa, mas ficar perdido em Paris é ótimo, pois quando olhei estava ao lado de um prédio enorme, lindo, nada mais que o

d) Panthéon - uma bela igreja onde estã sepultados Volteire, Victor Hugo e Louis Braille. Place du Panthéon (metro Cardinal Lemoine).

e) Museu de Cluny - fica ao lado de uma terma romana e possui o maior acervo de arte medieval do mundo. Endereço: 6, Place Paul Painlevé (metro Cluny-la Sorbonne). www.musee-moyenage.fr

f) Boulevard Saint-Germain - uma charmosa avenida que foi retratada em muitos filmes. Possui muitos cafés, restaurantes e cinemas, que vivem sempre lotados.

Foi andando que vi a cavalaria francesa dando "uma voltinha" na rua (isso foi muita sorte) e também uma propaganda contra a Constituição Européia, que fiz questão de fotografar (primeira foto desta postagem)!

Cavalaria francesa


Nenhum comentário:

Postar um comentário