sábado, 7 de julho de 2012

O que fazer em Washington - parte II

Já escrevi bastante sobre a capital americana, mas ainda tem muito mais...
Continuando nossas idas e vindas, visitamos o Jefferson Memorial, construído em 1943. O memorial, situado na margem da panorâmica Tidal Basin, tem um visual incrível! Andamos muito para chegar até lá, pois não tem transporte público perto, mas a caminhada é agradável e tranquila, basta apreciar a paisagem do local. No caminho passamos pelas famosas cerejeiras-japonesas, que infelizmente não estavam floridas, mas dizem que são um espetáculo nas duas semanas de floração, entre os meses de março e abril. No local há pedalinhos que podem ser alugados para uma "voltinha" no Tidal Basin.


De lá fomos andando até o Franklin D. Roosevelt Memorial, confesso que não tinha nenhuma expectativa e quando chegamos fui surpreendida por um lugar enorme, lindo, com muitas pedras (granito), água e história. Ao lar livre, com algumas estátuas, destaco a escultura Hunger, uma lembrança dos difíceis tempos da Depressão.
Juntando o primeiro post com esse, formam diversos lugares muito bonitos, ricos em detalhes e história mas um lugar foi especial, pois além de tudo que vi nos outros espaços, senti verdadeira emoção quando chegamos.
Estou falando do Martin Luther King, Jr. Memorial. Além da beleza física, podemos ler diversas frases famosas de Luther King, gravadas em mármore, o que sem dúvida fez com que eu sentisse mais próxima das lutas contra o racismo nos EUA e das vitórias históricas conquistadas pela igualdade racial.
Bom, passamos pela Casa Branca e Capitólio, que também se destacam pelos grandes espaços verdes e arborizados. Passei pelo Pentágono, mas confesso que não tive interesse de parar e tirar fotos.
Infelizmente não entramos na Suprema Corte, vai ficar para a próxima, pois tivemos que escolher entre ela e a Biblioteca do Congresso, em virtude do nosso pouco tempo. Não me arrependi da nossa escolha, a Biblioteca é linda, merece ser visitada, principalmente a coleção de livros de Thomas Jefferson, que foi doada por ele após um incêndio no local que destruiu grande parte dos livros. O Capitólio, a Suprema Corte e a Biblioteca ficam muito próximos, com tempo é possível visitar tudo, andando.
Mas nem tudo foi como pensamos.. Entre tantos museus, escolhemos conhecer o Museu da História Americana. Eu fiquei decepcionada, não parece museu, não sei explicar direito, mas parece um pouco de Disney misturado com Hollywood (rsrsr). Sei lá, muitos bonecos, sons, cores, nada do eu esperava.
Se tiver pouco tempo, tente outros museus!
Por fim, a Catedral Nacional de Washington (Catedral de São Pedro e São Paulo), localizada na esquina das avenidas Wisconsin e Massachusetts. Construída em estilo gótico, demorou 83 anos para ser finalizada. É uma das maiores obras da cidade, é a segunda maior catedral dos EUA e sexta do mundo. Vale a pena subir no último andar (de graça) para ver a cidade. De lá é possível ver como a cidade é realmente "verde".
Muito verde, muitas obras enormes, muita gente, muita história. Assim é Washington DC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário