domingo, 22 de abril de 2012

Giverny e os jardins de Monet (um dos 1000 lugares para conhecer antesde morrer)

Antes de viajar eu tento ler o máximo que eu posso sobre o lugar que vou visitar.
Nas minhas pesquisas sobre a França li sobre Giverny, a cidade onde morou Claude Monet, no período compreendido entre 1883 e 1926.
A cidade, localizada na Alta Normandia, fica a 75km de Paris.
Não é difícil ir de trem e é um passeio que vale muito a pena, lembrando que é possível ir e voltar no mesmo dia.
Comecei a sonhar em conhecer Giverny ainda no Brasil, pois sou apaixonada pela obra de Monet.
Na verdade, gosto muito do Impressionismo, um movimento artístico que nasceu na Europa no século XIX e que revolucionou profundamente a pintura, dando início às grandes tendências da arte do século XX.
Quem já foi à minha casa ou ao meu escritório pode constatar que realmente gosto dos impressionistas, tenho algumas gravuras ou cartões postais (desses que compramos nas lojas de museo ou em lojas de decoração) pendurados nas paredes.
Bom, depois de alguns dias em Moret, minha irmã perguntou se eu não gostaria de conhecer Giverny. Claro!
E lá fomos nós...
Giverny é uma pequena cidade, com ruas bem pequenas, um museo e a Fundação Cloude Monet.
A casa do artista é mantida pela Fundação (www.fondation-monet.com), incluindo os jardins maravilhosos projetados por ele mesmo.
As corres são exuberantes e não sei como explicar o que é poder estar nos jardins que antes só conhecia por meio das telas!
Quando passei pela pequena ponte retrada numa de suas telas famosas me senti dentro delas (rsrs).
Segundo aprendi, por lá passaram grandes pintores, amigos impressionistas do dono da casa: Cezánne, Renoir, Sisley, Manet...
Enfim, Giverny e a Casa de Monet merecem ser visitadas!
Tanto é verdade que o local está indicado no livro "1000 lugares para conhecer antes de morrer, (um guia para toda a vida)", de Patrícia Shultz, na pg. 79.
Mas atenção, importante verificar que só abre para visitas nos meses de abril a novembro, de terças a domingo. As famosas ninféias só abrem em junho. Eu não tive oportunidade de vê-las pois fui no mês de abril, quando ainda não estava totalmente florido, e mesmo assim estava lindo!

4 comentários:

  1. Bem, sua descrição deu até água na boca! Amo fotografia e consigo imaginar exatamente como vc deve ter se sentido estando num lugar tão importante e lindo!!!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou da descrição! Obrigada por comentar!!! Bjo

    ResponderExcluir
  3. belíssimo o lugar Nara!! com certeza é uma parada obrigatória antes de morrer! adoro jardins e esse é maravilhoso! seu blog está ótimo! parabens! um beijo

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Joyce! Que bom que veio ver o blog e que gostou! Bjo

    ResponderExcluir