terça-feira, 26 de novembro de 2013

Planejando minhas viagens - parte I

Já passei alguns "apertos" nas minhas viagens, por isso resolvi escrever um pouco sobre planejamento e cuidados que devemos tomar quando viajamos.
Vamos lá:
1- Vai viajar sozinho ou grupo? Se for com amigos, parentes, etc... cuidado! Sim, cuidado! Antes de escolher o grupo de pessoas com quem vai viajar procure verificar os gostos comuns entre vocês. Eu amo conhecer museus, por exemplo, e não troco cultura por compras. Então, viajar com quem prefere compras não dá, ou vice-versa. Sempre alguém volta reclamando. Vai viajar para fazer compras? Convide amigos/parentes com o mesmo propósito. Gosta de arte, cultura... idem! Assim não tem erro.  É claro que é possível conciliar, mas tudo tem que ser bem conversado.
2- Documentação: verifique a documentação adequada para cada país que for conhecer e não se esqueça de verificar a necessidade ou não do visto. Alguns destinos que exigem visto: Austrália, Canadá, China, Singapura, Egito, EUA, México.
Os países da União Européia não exigem visto para quem for ficar até três meses, lembrando que no Reino Unido você pode ficar até seis meses sem visto. Também não precisamos de visto  para os países do Mercosul.
3- Viajar com milhas? Nossa, amo as milhas! Algumas dicas: a) acompanhe as promoções, você pode conseguir viajar com muito pouco; b) compre com antecedência; c) os vôos para os aeroportos nos arredores das cidades costumam exigir menos milhas; d) se tiver tempo, procure uma agência de viagens, pode ter uma negociação melhor (assento, voos de outras companhias parceiras, etc), já que na internet isso não é possível; e) Quando comprar? Se for para América do Sul, tente com três meses de antecedência, para outros destinos, com seis meses. Acumule milhas, vale muito a pena!
4- Vacinas: veja no site da anvisa os postos de vacinação (anvisa.gov.br) e confira as vacinas que são exigidas pelo mundo afora!
5- Seguro saúde: alguns países exigem que tenhamos seguro saúde. É muito importante viajar com o seguro, mesmo para os países que não fazem tal exigência, pois as despesas médicas no exterior podem ser enormes e caras. Não esperamos usá-lo, mas não custa... Alguns cartões de crédito possuem seguro, desde que a passagem seja comprada com o cartão. São eles: MasterCard Platinum e Black; Visa - só o Platinum e Infinite; American - Gold e Platinum. Antes de qualquer coisa, ligue para o cartão e confirme a existência do seguro!
6- Free Shop: Quase o paraíso! Eu que não viajo com objetivo de fazer compras amo o free shop. Quem não fica louco com os perfumes, chocolates, bebidas etc....? Podemos gastar até 500 dólares. Lembrando que na ida o valor é livre, mas cuidado, na volta poderá ser taxado.
7- O que declarar? Celulares, máquinas fotográficas, relógios, roupas, sapatos e cosméticos não precisam ser declarados e não entram na cota dos 500 dólares. Veja os limites referentes a esses itens no site da Receita Federal - receita.fazenda.gov.br . Guarde as notas fiscais dos produtos, pode ajudar!
8- Na imigração: leve documentos que demonstrem vínculo com o Brasil, desligue o celular, seja educado, simpático, aja com naturalidade e evite fazer piadas. Não é um bicho de sete cabeças.
9- Cuidados no avião: procure viajar com uma roupa confortável, leve casaco e meias, pois o ar condicionado do avião pode ser frio. Levante-se de vez em quando e ande pelo avião ou movimente seus pés, suas pernas e braços (cuidado com o passageiro ao lado), tome bastante água e evite bebidas alcóolicas. Isso pode ajudar muito não só a evitar dores no corpo, mas também problemas maiores como trombose.
10- Lembrar sempre: passaporte; passagens; RG; CPF; carteira de motorista; cópias do passaporte e visto; assistência de viagem; reservas da hospedagem, passeios e aluguel do carro; certificados de vacinação; cartões de crédito/débito, travel money, dinheiro; mapas e guias, itens de higiene pessoal.

Espero que essas dicas ajudem na próxima viagem! Em breve a parte II!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário