sábado, 19 de janeiro de 2013

Vaticano, um lugar para católicos e não católicos

Pietá
O Vaticano é um daqueles lugares que só tive a dimensão do que representa em termos de cultura quando estive lá.
É um lugar grandioso, lindo, rico e que me deixou  completamente "absorvida".
Impossível não se emocionar diante de tantas obras de arte, famosas ou não tão famosas. Impossível não se perder em tantos detalhes, afinal lá está um dos maiores acervos de arte do mundo!
Se Michelangelo já era, para mim, um artista fabuloso, ver suas obras, ler um pouco sobre sua vida, fez que compreendesse que não é mesmo exagerado chamá-lo de gênio.
Mas, estar no Vaticano não pode se resumir em dar uma passeada na Praça São Pedro e visitar a Basílica, que é formidável! É preciso conhecer o Museu do Vaticano e a Capela Sistina.


Domo de São Pedro
O acervo do Museu do Vaticano é magnífico, o corredor de 05 km, cheio de obras de arte, com um teto incrivelmente trabalhado, é de fazer qualquer um se encantar!
Bom, na Praça São Pedro e na Basílica está a Pietá, criada pelo ainda jovem Michelangelo em 1499; o Domo de São Pedro, que é a cúpula mais alta da igreja, com 136,5 metros, também criado por Michelangelo e o Túmulo de São Pedro.

O Museu do Vaticano é dividido em arte egípcia e assíria; arte grega, romana e etrusca; arte cristã primitiva e medieval; arte do século XV ao XIX, que inclui obras de Rafael, Pesaro, Leonardo da Vinci e Caravaggio. Imperdível! 
A Capela Sistina está entre as maiores obras da nossa civilização. É impressionante! As cores, o jogo de luz, os desenhos... Tenho até medo de comentar diante da minha ignorância sobre obras de arte. 
Leiga que sou, só posso dizer que foi uma das coisas mais lindas que já vi em termos de arte, e mais impressionante também. Não é possível explicar. Saímos de lá com vontade de ler e estudar sobre a Capela, sobre Michelangelo, sobre tudo que envolve aquele lugar mágico!

Jardim do Vaticano
 Se quiserem ver o Papa, o que não era o nosso caso, existem três maneiras: a benção dominical na Praça (quando o Papa está no Vaticano); a missa celebrada às quartas-feiras; ou um dia de tragédia mundial, pois o Papa aparece para se manifestar sobre o fato.
Para a missa de quarte-feira é preciso pegar um ingresso gratuito na Prefeitura della Casa Pontifícia (Porta de Bronze no lado direito da praça, para quem fica de frente para a Basílica).

Naturalmente não precisa ser católico para admirar a beleza do Vaticano, vá, independente de sua religião, pois tenho certeza que será um experiência única. "Só" a Pietá e a Capela Sistina já farão viagem sua valer muito, mas muito, a pena!


Escadaria do Museu do Vaticano, em forma de hélice dupla - uma espiral sobe e a outra desce

Teto do Museu do Vaticano

Aristóteles e Platão - Museu do Vaticano



Grupo de freiras andando na Praça São Pedro

Nenhum comentário:

Postar um comentário