sábado, 13 de outubro de 2012

GIVE PEACE A CHANCE - o post sobre Londres que começou com um roteiro e se perdeu no primeiro parágrafo



Não foi sem motivos que Londres se tornou minha capital européia favorita. Claro que não conheço muitas outras capitais e que posso mudar de opinião, mas por enquanto estou apaixonada pela capital inglesa.


Lá, fomos andar pela Abbey Road, paramos em frente ao stúdio dos Beatles, fizemos fotos na faixa de pedestres que foi capa do 12º álbum da banda, lançado em 1969, e vimos como os fãs de uma das maiores bandas de rock do mundo até   hoje deixam flores e mensagens na porta do stúdio. O muro do local é constantemente pintado e assim novas mensagens são escritas diariamente. Um fenômeno quase que inacreditável!


Curioso pensar que enquanto o Brasil vivia sob uma ditadura militar que torturou, matou e forçou o desaparecimento de tantos brasileiros, nos EUA o movimento Hippie ganhava força e bandas inglesas como Beatles, Pink Floyd, Led Zeppelin e tantas outras, impulsionavam o movimento "Paz e Amor".



Gosto muito (muito) dos Beatles. Amo Pink Floyd! Guardo ainda a esperança de ir a um show dos Rolling Stones.
Resumindo: sou fã da música produzida na Inglaterra e lá em Londres é possível ter contato com tudo isso nas lojas de música, museus, nas ruas, pubs, etc...

Falando em boa música, "paz e amor",  não posso deixar de mencionar o Camden Market, uma espécie de mercado "alternativo", que vende roupas (muito legais), comidas, objetos de decoração, discos, CDs e muitas coisas interessantes.
loja dos Beatles

Cabelos coloridos, roupas exóticas, tatuagens, piercings, tudo isso junto com pessoas "caretas"(eu sou uma delas) do mundo inteiro, ou seja, uma mistura inusitada de coisas, pessoas, estilos...

Indicação da minha irmã, que nesse dia foi com a gente, além do amigo Lourival, que adorei conhecer! Foi divertido, amei o lugar, voltaria lá com certeza!  A grande cantora Amy Winehouse costumava andar por ali e aquele cabelo e as roupas que ela usava são a cara do Camden! É muito divertido!

Lá encontramos uma brasileira que vendia churros! Claro que aproveitei para comer, há muitos anos  não fazia isso...

Bom, quando comecei a escrever ia mencionar várias pontos turísticos de Londres, confesso que até tinha um roteiro pronto para escrever e ia só mencionar a Abbey Road. Mas como mencionar o studio?

Quando percebi o "post" tinha tomado um rumo diferente, comecei a me lembrar de músicas incríveis, fui até aos EUA, voltei para Londres, tudo em segundos e as músicas se misturando num turbilhão de sentimentos... Em meio a tudo isso ouvia no jornal que a União Européia ganhou o Nobel da Paz (?) e percebi que minha cabeça estava parecendo o Camden Market (um monte de coisas misturadas mas, apesar da UE, "leve", alegre - rsrs). E então deixei tudo isso aqui... e termino com a música de John Lennon que foi a primeira coisa que pensei quando pensei no ano de 1969...

"Let me tell you now
Ev'rybody's talking about
Revolution, evolution, masturbation,
flagellation, regulation, integrations,
meditations, United Nations,
Congratulations.


All we are saying is give peace a chance
All we are saying is give peace a chance"




Nenhum comentário:

Postar um comentário